30 de maio de 2007

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

Estive eu para aqui a falar da de Évora... Deixa estar que a de Lisboa... Enfim.
Meia-dúzia de pavilhões pingados pelo parque acima. Por todo lado os "livros da crise", isto é, coisas generalistas que tentam manter as editoras à tona. O que está a ser difícil.

Pediram-me do Expresso que visitasse a feira e comprasse algumas coisas. Não soube o que comprar. Nem bem para quê,numa altura em que o dinheiro falta nas mesas de tanta gente.
Opto por comprar livros para os outros. Alguns infantis, para oferecer a instituições que acolhem e protegem putos com pouca sorte. As Obras Completas do Alexandre O'Neill, para uma miúda que tem mais sorte que os miúdos referidos anteriormente. E pouco mais. Num dos pavilhões encontro um uns diálogos de Platão, sobre a Beleza, que compro para oferecer aos amigos do C.E.M., que reflectem todos os dias sobre estas questões e que estão sempr disponíveis para dar e escutar.
Este ano não há o pavilhão faraónico no alto do parque. Houve menos uma casa comprada no Algarve com o cachet do arquitecto... Mas ainda assim faz falta um sítio digno para que escritores e público se encontrem. Bom, há lá uma tenda...



Embora não esteja a passar constantemente em rodapé na RTPn, vou estar sentadinho na feira, no sábado, dia 2. Às 17h, creio... Estão convidados para os dois dedos de conversa. Não é obrigatório comprar nada.

29 de maio de 2007

PORQUE VOU ADERIR À GREVE GERAL

Hoje vi no quadro electrónico do Metro que amanhã ainda trabalham menos. Nos telejornais, os sindicalistas também estão com os olhos brilhantes: "G-R-E-V-E...G-E-R-A-L". Há quanto tempo não os via assim.
De maneira que resolvi aderir.

Agora, tenho de encontrar é razões. Vejamos:

"Não quero perder os privilégios adquiridos".
Este não dá, porque enquanto trabalhador liberal,não tenho nada adquirido. Todos os dias tenho de me levantar para adquirir.

"A mobilidade não é para mim. Quero continuar a ir todos os dias para o mesmo sítio, ainda que não sirva para nada o que lá vou fazer".
Ando por ano, muitas centenas de quilómetros, a dar cursos aqui, a organizar coisas ali. Vou aonde me querem, sem pensar muito. Porque o banco que tem a hipoteca da minha casa, tem sede fixa e sabe onde me penhorar se não conseguir pagar. Mas calculo que seja chato encarar que as pessoas é que servem as funções e não o contrário.

"A queda urgente deste governo e substituição por um da minha cor política"...
Bom, como não tenho qualquer confiança nos partidos, tanto se me dá que esteja lá o PS, como o PSD. Se bem que no caso do primeiro, apesar da actual performance da ministra e do secretário, uma pessoa ainda tem alguma esperança que a Cultura avance. Com a direita no poder, já se sabe que as trevas baixarão de argolas nas orelhas sobre nós.

"Quero ter a certeza de que nunca serei despedido, mesmo que o meu lugar não faça nada e que a minha incompetência brade aos céus".
Esta gostava :) Sobretudo, pelo último ponto. Infelizmente, todas as minhas contratações assentam na minha competência e esforço. No dia em que eu me deitar, bem posso prepar-me para a fominha, que ninguém me dará dinheiro sem trabalhar.

"Tomei consciência de que não tenho um tostão e não consigo conviver com esta dura realidade".
Pois. Já passei por isso. Vivo com menos dinheiro do que vivi nos últimos 20 anos. Mas é o que há. E descobri que se não usar os cartões de crédito à maluca, sou capaz de chegar ao fim do mês. Mas também tenho saudades dos tempos em que Guterres e Barroso nos mentiam.

Está difícil encontrar razões para a greve. A não ser... Já sei.

Amanhã faço greve porque também quero viver no reino do faz-de-conta.

24 de maio de 2007

RUAS ERMAS SOB UM CÉU COR DE VIOLETAS ROXAS

Por nunca me terem dito, ou sequer ouvido falar, só hoje descobri que existe uma feira do livro em Évora. Mesmo nunca tendo sido convidado, continuo interessado em saber o que se passa na minha cidade de origem. Pelo que vi do programa, não faltarão bonecreiros, gigantones e cante alentejano enrolado com guitarra caipira, mostrando que a visão cultural do ano 1975 continua viva (e os programadores devem ser os mesmos). E, presumo que por influência da Biblioteca de Beja, emblemática neste trabalho, a população poderá ouvir quase todos dias, contadores de histórias.Pagos, acredita-se.
Só não vi a indicação da presença de nenhum escritor. Mas se calhar, não usam. Talvez esta feira se subordine à ideia que há um escritor em cada tocador de bombo. E um poeta em cada sindicalista que atravesse a cidade numa 4L.

ps: pelos comentários abaixo se vê que era mesmo distracção minha.
... Claro que ao procurar as notícias relativas à feira deste ano não encontrei NENHUMA referência aos escritores presentes. Peço desculpa aos amigos, mas vai a dar no mesmo. Uma feira do livro faz-se porque há pessoas que os escreveram e pessoas que os leram, querem ler mais e, em muitos casos, partilhar as suas ideias entre si. Uma feira do livro não é um mini-preço de folhas impressas. Existe porque alguém teve uma ideia, se sentou num lugar qualquer e a escreveu. E voltou a escrever. Até que a coisa se prontificou a entrar no percurso do combatente que é a publicação. Os escritores existem. E, enquanto leitor, acho que lhes devemos respeito. O respeito necessário para ao menos, teclar os nomes dos mais generosos que ali estarão de borla a justificar a existência da coisa.
Chamem-lhe excesso de zelo, se quiserem.

23 de maio de 2007

DEPRESSING PARK

Estava mesmo a fazer falta, a abertura de um parque temático, em Inglaterra, à volta dos temas de Charles Dickens. Segundo a imprensa, "Dickens World é um novo complexo, inovador, no qual se investiram cem milhões de euros, à volta da vida, livros e época de um mais amados autores britânicos, Charles Dickens (1812-1870)."
Como é sabido, ler este autor é tão animado e saudável como alguém deitar-se na av. 24 de Julho, a pensar, numa sexta-feira à noite. Não só faz doer, como causa danos permanentes.
Quem ficou satifeito foi o grupo dos realizadores portugueses. João M. Grilo terá dito (pensa-se que o murmúrio equivaleria a isso... Quem quiser meter a mão no fogo que avance): "Ora até que enfim, um sítio para uma pessoa passar um bom bocado."
Uma fatia dos alunos da Escola de Cinema também já estará a organizar uma viagem de Finalistas ao referido parque. Em opção ponderam a hipótese de uma grande festa onde todos cortariam os pulsos lentamente, guinchando como um exótico marsupial da Papuásia de nome impronunciável.
O ICA(M) preocupado com a necessidade de se aprovar apenas filmes onde ninguém meta os pés, também gostou, podendo vir mesmo a acrescentar uma notazinha no anúncio dos concursos chamando a atenção dos candidatos aos apoios para filmes sobre as vantagens de se copiar a depressing mood para ter possibilidades em futuros concursos.
Mais informações aqui.


O mais animado que se conseguiu até hoje foi isto. E com cantoria!

22 de maio de 2007

SOBE SOBE BALÃO SOBE

Bastava ver as suas declarações ocas à frente da neo-pide portuguesa, ou ver a forma meteórica como saltou no último ano de tacho em tacho, para se saber que ele acabaria em ministro.O Tribunal Constitucional já dava um dinheirinho chorudo, mas as perspectivas de carreira que se abrem como novo Ministro da Administração Interna, quando sair ( e a sua cabeça já estará nisso, de certeza) são muito superiores.
A ambição e o despudor dos políticos portugueses deve ser das mais competitivas do mundo.
Vá lá,uma coisa em que estamos à frente.
PENSEM BEM

A Lusa divulgou um inquérito da Comissão Europeia, segundo o qual: "Nove em cada 10 portugueses apoiam a proibição de fumar em espaços públicos fechados, com uma clara maioria a defender a que a interdição abranja restaurantes e mesmo bares, revela um estudo divulgado hoje pela Comissão Europeia (...)
De acordo com o estudo, 92 por cento dos portugueses apoiam a proibição de fumar nos escritórios e outros locais de trabalho fechados, e 91 por cento defendem a interdição de fumo em todos os espaços públicos fechados, como metro, aeroportos e lojas (a média comunitária em ambos os casos é de 88 por cento de apoio)."
Ainda assim... Acho que se devia pensar muito bem, ouvir os comentadores da sic que apelidam esta medida de "nazi" e "persecutória". Sobretudo, porque o mesmo inquérito revela que Portugal é o país da Europa onde "menos fumadores deixaram o cigarro de lado (12 por cento, tal como Chipre, contra 21 por cento da média comunitária (...) Os fumadores portugueses - um em cada quatro inquiridos (24 por cento, quando na União a média é 32 por cento) - são dos que fumam mais já que a esmagadora maioria (97 por cento) fá-lo todos os dias, e 38 por cento fumam mais de um maço de cigarros por dia (sendo a média comunitária de 26 por cento)."
Ao ler estes resultados, algumas pessoas pensariam até que se está a falar de uma dependência química, como a cocaína... Podendo até haver médicos e investigadores conhecidos a insinuar (de forma nazi e persecutória, claro) que a nicotina actua exactamente nas mesmas zonas do cérebro que o referido opiáceo.

Juntar assim, a dependência dos opinion makers e a perda de receitas (que será brutal) nos impostos é, de facto, de assustar qualquer governante.

20 de maio de 2007


ESTATÍSTICA FAMILIAR


O Instituto Nacional de Estatística divulgou que "83,7 por cento da população empregada, com pelo menos um filho ou dependente a quem prestem cuidados, diz que não deseja alterar a sua vida profissional para poder dedicar mais tempo a cuidar deles. Os que admitem desejar trabalhar menos para conseguir aquele objectivo representam apenas 13,4 por cento. A percentagem de mulheres nesta situação mais do que duplica a dos homens (18,8 por cento contra 8,1)."
Interessante.
Também ficámos a saber que em matéria de aquisição de electrónica para o lar, os portugueses estão mais motivados para se continuarem a apetrechar.
Normal.
É por isso que as escolas são cada vez mais obrigadas a alargar o tempo em que os miúdos ficam lá presos. Entretidos, claro, com a net e dvds de blockbusters.
Pessoalmente, fiz uma pequena busca na net e encontrei estes artefactos que talvez possam ajudar ainda mais a resolver o problema da liberdade dos pais.





19 de maio de 2007

PRÉMIO TEXTO IMBECIL

Vai para este artigo de opinião, no DN. É claro que é isso mesmo. Pena que venha caucionado com o título académico de um "especialista em biotecnologia". Bio-miopia, diria antes. Só quem não passou pela angústia de tentar justificar diante de um desconhecido, na ocorrência um juiz que se está nas tintas, as razões pelas quais este casamento não pode prosseguir, é que pode ser contra.
O artigo é este.

ps: O Dn tornou-se o refúgio da opinião dos maiores medíocres deste país. As colunas são cada tiro, cada melro. Bom, por um lado poupa-se, não o comprando...
TOP FESTIVAIS

Pela primeira vez, o ICAM controlou electronicamente as bilheteiras dos festivais divulgando os números reais de espectadores e as receitas de bilheteira. Como se esperava, a verdade dos factos alterou imediatamente o que a opinião pública era levada a achar.
Assim, o INDIELISBOA é, oficialmente, o festival com o maior número de espectadores (35.454, antes das extensões nos vários locais do país, e sem contar as inúmeras actividades paralelas), maior número de sessões (265), de filmes exibidos (226) e de salas (9). E, consequentemente, com uma receita de bilheteira 40% superior ao do segundo classificado, o Fantasporto. Este festival que apesar de nos últimos anos apresentar uma programação cada vez mais fraca, conseguiu, ainda assim, resultados que o colocam à frente dos festivais que se realizam no resto do país. Assim, os números são: 130 sessões, 2 salas de exibição, 184 filmes e 34.529 espectares. Para os 100.000 a que a organização se propunha, esteve um pouco aquém. Ainda assim um bom resultado.
Termina aqui, a época das declarações fantasiosas de números de espectadores (ainda não há muito que o Fantas lançava o fantástico número de 450.000 pessoas que teriam assistido- pressupõe-se que aos ombros umas das outras, uma vez que a soma de todos os lugares disponíveis corresponderia a um terço dessa conta...).

Algumas pessoas vão como de costume transformar isto numa batalha norte-sul. Mas para mim, que acompanhei de perto a honestidade (às vezes excessiva, no meu entender) da pequena equipa do Indie, em trabalhar com o máximo rigor, declarando apenas os números comprováveis, trata-se apenas de um valor que o Norte- e bem- muito preza: o trabalho árduo e honesto.

Ps: Vai ser interessante ver a justificação do júri do concurso dos festivais para tentar manter o dobro do apoio financeiro, como até agora, ao segundo festival.

Ps2, com apenas pouco mais de 4000 espectadores (em 8 dias de exibição), o CAMINHOS DO CINEMA PORTUGUÊS teve um ano inglório, ficando fora do próximo programa de apoio.

ps3: mais importante que isto seria chamar a atenção para outros festivais onde a programação é bastante mais interessante, como o caso do IMAGO, na beira-interior. Este evento mereceria uma maior adesão de público.

17 de maio de 2007

OLÉ, DINHEIRINHO!

Lá vou ter que despachar o trabalho, para ir à manif contra as touradas em Portugal.
A argumentação que pagar para ver espetar ferros em animais e aplaudir quando eles se torcem de dor é um direito legítimo e um divertimento inocente deixou de fazer sentido para mim. As associações de criadores de gado e organização destes eventos contestam que é um dos espectáculos mais lucrativos em Portugal e que muita gente gosta de pagar para ver o sangue a ser derramado.
Acredito, mas lembro que a Idade Média acabou há séculos. Por isso, enquanto cidadão, vou estar do lado de fora da praça a mostrar a minha discordância.
Hoje, quinta-feira, 19 h, frente à praça do Campo Pequeno.
A FAMÍLIA DO MOURINHO

Queriam levar a cadela ao homem, para a pôr de quarentena. Mas o mister não esteve pelos ajustes e lá veio da festa onde estava para se opôr a este grave problema. Embora a culpa fosse dele que não tinha tratado das vacinas do bicho. Claro que como isto não foi cá, o polícia em vez de baixar a grimpa e dizer "Com certeza, sr. Morinho... Ora essa, então uma cadelita... E ainda mais tratanto-se de um bicho de estimação, pertencendo a uma pessoa que não se pode dar com vírus... Claro que temos este problema do regulamento... Mas, se o senhor me garantir que o bichinho não tem doenças... Garante? Então, prontos! Assine-me só aqui e se alguém perguntar (aqui piscava o olho) diga que teve de me mostrar o boletim de vacinas e que afinal estava tudo em ordem... (e ao pé da porta)..Gosta muito de levar o meu sobrinho ao jogo na próxima semana... Mas como a vida está... Arranja-me um bilhete? Oh, sr. Mourinho, o senhor é melhor que o doutor Salazar que Deus tem!" - em vez disso, dizia eu, deu-lhe foi ordem de prisão e mandou-o discutir com o juiz.
Para ser sincero,a parte que mais gostei da notícia publicada foi esta: "No meio da confusão entre Mourinho e a polícia, a cadela terá fugido". E esta:
"José Mourinho reagiu, já hoje, numa conferência de imprensa realizada no centro de estágio do Chelsea, afirmando que só se importa com a família, que está, para ele, num plano muito acima do futebol.
"No futebol nada me magoa (...)O que me magoou foi o que aconteceu ontem à minha família. A minha família é o mais importante", disse Mourinho."
AUFFFF!


Festival Internacional de Vídeo ACERT

De Tondela chega-me notícia da abertura das inscrições para mais uma edição do festival de vídeo do ACERT (entidade que no seu movimento de constante dinâmica é responsável por algumas das propostas culturais mais interessantes que por cá se fazem. Ainda por cima, no interior, para lá da barreira física que impede os jornalistas de saberem o que se passa).

O Tom de Vídeo 2007 é constítuido pelas seguintes categorias:
- Ficção
- Documentário
- Animação
- Musical

Mais informações aqui

16 de maio de 2007

CÃMARA DE LISBOA

Enquanto os pesos-pesados procuram maneira de ganhar poder, lançando actuais ministros e ex-polícias, Helena Roseta e Sá Fernandes pensam (no momento em que escrevo) na hipótese de uma coligação conjunta. Uma coisa de cidadania.
Se descobrir como, coloco o meu nome na lista de assinaturas de Roseta. Porque simpatizo com a ideia de uma arquitecta num mundo de empreiteiros. E também porque acho que ela está certa ao assumirs-se como cidadã que tem uma palavra a dizer. O problema é que os outros cidadãos não têm nem a inteligência dela, nem a capacidade de pensar por si. A maioria há-de ir votar na setinha laranja a que está habituada, ou no punhozito cor-de-rosa que costuma ver na televisão, ou,se morar na lapa (sobretudo na rua de São Domingos) em qualquer coisa que o CDS se lembre de atirar ao ar. Ah, e claro, os camaradas que nem fazem ideia nenhuma do nome do camarada que segurará a foice da inércia.
As eleições municipais não têm tradição de serem disputadas por pessoas, mas sim por partidos. Embora, possam chegar à derrota em virtude das pessoas, como foi o caso de Carrilho que perdeu para a mais improvável das figuras: o menino-guerreiro do cabelo lambido...
Helena sonha com a polis. Não chegará lá, como não chegará tão cedo ao poder nenhuma mulher experiente que não esteja feita com a opus dei (como é o caso de uma antiga e semper fides vereadora) ou com outra das várias forças que nos governam realmente. Mas ainda assim, é bonito.
MURAKAMI E O PÁSSARO DE CORDA

Não avanço muito na leitura. Vai aos bochechos. Nocturnos, sobretudo. Como o próprio livro, sem pressas, à japonesa, aqui a história de uma mulher que se veste à maneira dos anos 60, ali um relato de guerra, pelo meio um homem que procura um gato (sempre os gatos...) enquanto a mulher desaparece.

14 de maio de 2007

AINDA A MÚSICA...

Acho que encontrei a pior interpretação de sempre de "Memory". Não quis deixar de partilhar (não me agradeçam, temos de ser uns para os outros).
LJ - Memory.mp3


E já agora, uma homenagem a uma das nossas clássicas cantoras.
VALHA-NOS NOSSA SENHORA...

Os gatos fedorentos já pisaram a quase totalidade dos riscos que havia para pisar cá na aldeia.
Ele tem sido dirigentes futebolísticos, políticos, apresentadores... E ontem, tocaram na última vaca sagrada: Fátima. Há uns anos atrás, a direcção de programas seria forçada a acabar com o "magazine" imediatamente. Ou ser demitida pela administração (coisa que nunca fariam, que não são malucos, e um tacho daqueles custa muito a arranjar e ainda mais a manter). Mas, por incrível que pareça, vão-se safar. O humor corrosivo dos gatos arrisca-se a ser a única coisa digna que se mantém à superfície. Talvez por, como eles afirma, fazerem humor "à maneira de Gil Vicente".
Aqui
LONDRES

Gosto da cidade. Sobretudo da mistura de pessoas que percorrem, sem se importar, as ruas, debaixo da eterna chuva miudinha. Dos turbantes por cima de barbas em bico e da forma fleumática como os very british cobradores de autocarro se entendem com a babilónia de visitantes.
Serve para me tranquilizar sobre a harmonia do mundo na diversidade. Sempre que lá vou percebo melhor de onde venho. E também para onde gostaria de caminhar. Num certo sentido.
Assisti, como sempre, a um dos inúmeros musicais em cena. O que também me foi útil para perceber que o problema do La Féria não é nem de dinheiro nem do enfrentar constante do pedantismo do nosso mundo teatral. É falta de talento, mesmo. Não basta a intenção. Tal como qualquer outro espectáculo, também este género precisa de bons actores, bons cantores e uma boa encenação. É isso que o West End nos dá e que o que se faz por cá nunca terá. Talento e profissionalismo sem reservas. Ponto.

10 de maio de 2007

DOMUS jUSTITIAE

Havia que encontrar uma saída airosa. Algo que não demonstrasse à exaustão que a irritação vingativa de um colectivo que não conseguiu retirar a informação desejada a um arguido, não lograria. A pena de 6 anos do pai afectivo condenado foi reduzida para cinco de pena suspensa. Isto é, a condenação prevalece, mas o homem preso injustamente pode sair em liberdade. Como poderiam os futuros reformados com mais de mil contos ser justos e dizer claramente aos "colegas de círculo": "pá... Desculpem lá, mas fizeram merda e temos de corrigir o vosso erro". Não podiam. Porque a magistratura é, tal como advocacia, a medicina e a farmácia, uma corporação. Um grupo que se protege. Nem que para isso seja necessário fazer apodrecer na cadeia, inocentes. Teve sorte, este sargento, em ter caído no goto à comunicação social. Caso contrário, ficava a coisa fechada, no mesmo silêncio com que se fecha diariamente para tanta gente.

9 de maio de 2007

TINTA AZUL...


lol! Que não seja por isso:

UM LONGO POST E, CONTUDO, É UMA SIMPLES LISTAGEM...

No outro dia, ofereceram-me um electrodoméstico para a cozinha. Quem o ofereceu já está na reforma. Vai ter de o pagar a prestações, porque os 200 e não sei quantos euros por mês não esticam. Eu agradeci o gesto, como se viesse da maioria dos reformados portugueses.
Mas existem outros. Ao ler-se os valores que se seguem percebemos muitas coisas. Nomeadamente, a razão dos golpes canalhas e das sentenças mediáticas que se esforçam por produzir, enquanto fecham os olhos ao funcionário (mal pago) que vai vender os detalhes ao primeiro jornalista que aparecer. Quanto à carreira diplomática, geralmente exercida no meio do maior luxo e mordomias (basta lembrar o caso do cônsul do tsunami, permanentemente de férias em Portugal), nem vale a pena dizer nada. Teríamos de ir aos apelidos e à história da nobreza em Portugal. E nas oligarquias não se toca.



Janeiro
Ministério da Justiça
EUR 5380.20 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura

Março
Ministério da Justiça
EUR 7148.12 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República
EUR 5380.20 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5484.41 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura

Empresas Públicas e Sociedades Anónimas
EUR 6082.48 Jurista 5 CTT Correios Portugal SA

Abril
Ministério da Justiça
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5338.40 Procurador-geral Adjunta Procuradoria-Geral República

Antigos Subscritores
EUR 6193.34 Professor Auxiliar Convidado

Maio
Ministério da Justiça
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República
EUR 5460.37 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
EUR 5338.40 Procuradora-Geral Adjunta Procuradoria-Geral República
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura

Junho
Ministério da Justiça
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Supremo Tribunal Administrativo
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura

Julho
Ministério da Justiça
EUR 5182.91 Juiz Direito Conselho Superior Magistratura
EUR 5182.91 Procurador República Procuradoria-Geral República
EUR 5307.63 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República

Agosto
Ministério da Justiça
EUR 5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Conservadora Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5043.12 Notária Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Conservador 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5027.65 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5159.57 Conservador Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Ajudante Principal Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5173.46 Notário 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado
EUR 5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado

Setembro
Ministério dos Negócios Estrangeiros
EUR 7284.78 Vice-Cônsul Principal Secretaria-Geral (Quadro Externo)
EUR 6758.68 Vice-Cônsul mdash; Secretaria-Geral (Quadro Externo)

Ministério da Justiça
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro mdash; Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador mdash; Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador mdash; Conselho Superior Magistratura

Ministério da Educação
EUR 5103.95 Presidente Conselho Nacional Educação

Outubro
Ministério da Justiça
EUR 5498.55 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República

Novembro
Ministério dos Negócios Estrangeiros
EUR 7327.27 Técnica Especialista Secretaria-Geral (Quadro Externo)

Tribunal de Contas
EUR 5663.51 Presidente

Ministério da Justiça
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura
EUR 5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura

Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
EUR 5015.16 Professor Coordenador Inst Superior Engenharia Lisboa


A ver se tenho um cesto com tomates à mão quando me vierem falar em justiça social.

8 de maio de 2007

FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO


Este ano é que vai ser! Basta ver este ensaio para nos rendermos à complexidade da música, à subtileza da coreografia. Numa palavra ao melhor que o Emanuel já nos deu.
Bem hajam!

ps: parece que já retiraram o vídeo. Já não vai dar para ver os leques. Os interessados, podem, contudo, ter um aperçue da coisa multilingual.
NESTE PAÍS DE CAGANÇA

o ditado mais certo é o que diz: "quanto mais nos baixamos mais nos aparece o cu".
Qual voluntariado? Qual ajuda desinteressada? O meu conselho aos portugueses mais novos é que se façam sempre pagar. Que se armem. Que falem com o nariz no ar e segurança nos gestos, mesmo quando não perceberem nada de um assunto. É a
unica maneira de serem respeitados aqui na nossa quintazinha.
Tudo o resto é conversa.

7 de maio de 2007

ELEIÇÕES

Da França criativa ou simplesmente sensata chegam-me sms de tristeza. A vitória de Sarko significa para mtos milhões de franceses um tempo escuro. A espera entre as batalhas que se travarão contra a "moral", a "imigração justa" e tudo o que se vai esforçar para enterrar o maio de 68. A verdade é que o candidato teve a vida facilitada ao confrontar os eleitores com uma mulher de poucas ideias, que ainda por cima lida mal com as indicações dos consultores de imagem, mexendo as mãos para um lado e para o outro como uma boneca mecânica, nas entrevistas ou sorrindo como se estivesse drunfada depois de perder as eleições... Obviamente que para se ser um bom presidente não é preciso ter prestações televisivas perfeitas. Mas a candidata passou à maioria dos franceses a imagem de ter poucas ideias. Sendo verdade, ou não
Aos amigos que ali vivem, os meus votos de bon courage. Não há mal que sempre dure.

Também na Madeira houve qualquer coisa este fim-de-semana. Não percebi bem o que era, mas no telejornal vi o Alberto João com ar de Emanuel vitorioso a sair de um concerto pimba, E, ainda mais misteriosamente, um pittbull (literalmente) a segurar a bandeira do psd nos dentes...
Fosse lá o que fosse saiu do bolso aos contribuintes nacionais.

2 de maio de 2007


A GRANDE DÚVIDA...



"Meu Deus, o que fazer?", pergunta o actual executivo, a propósito da questão do tabaco. Segundo as últimas estimativas apenas 82% dos portugueses estão de acordo com a proibição nos espaços públicos. 28% estão indecisos ou contra. Uma decisão difícil para um regime democrático, ter apenas 2/3 a favor de uma decisão.
Morrem em Portugal, mais de 3000 pessoas por ano devido a doenças relacionadas com o consumo de tabaco. Activo e passivo. Muitos milhares gastam o erário público no tratamento de doenças cardiovasculares e respiratórias crónicas. Mas ainda assim..., hmmm.., não sei bem o que se deveria fazer.
O PSD também está sensível para a questão vindo alertar que isto deveria ser como em Espanha: nos restaurantes e discotecas, quem quisesse proibia, quem não quisesse deixava andar. Boa ideia. Viu-se o resultado espanhol.
O mais divertido desta tragédia é o acenar com o fantasma do abandono da frequência dos estabelecimentos. "Se me proibirem de fumar para cima dos outros, nunca mais cá volto". E os ingénuos acreditam. E os que ganham com isso, fingem acreditar. Sugeria que se olhasse para a Irlanda, onde há menos de 2 anos ninguém conseguia imaginar um pub irlandês sem uma densa nuvem de fumo. Hoje, os bares estão cheios de gente não-fumadora que se diverte como dantes. Quase só os estrangeiros se forçam a ir à rua matar o vício.E em Itália a mesma coisa e por aí fora.
Em Portugal "estuda-se o assunto". Na melhor das hipóteses, só lá para o Verão (o que quer dizer com os atrasos: "depois do Verão") é que a lei poderá ser aprovada. E entrará em vigor, um ano depois. O que é o mesmo que dizer, depois das próximas eleições legislativas.
O que interessa se 82% dos portugueses querem uma mudança, quando estão em jogo os interesses de tanta gente e as reacções nervosamente viciadas de jornalistas, políticos e "opinion makers" que influenciam o voto. Além de que os próprios legisladores são viciados. O que é o mesmo que pedir a um grupo de prostitutas que proíba o sexo...